top of page

Israel Sob Ataque: Misséis vindos do Irã após ataque a instalações nucleares

Na noite de 13 de junho de 2025, Israel foi surpreendido por uma onda de mísseis balísticos e drones vindos do Irã, disparados em retaliação ao ataque israelense que destruiu importantes instalações nucleares e eliminou líderes do regime iraniano, incluindo o comandante da Guarda Revolucionária, Major‑General Hossein Salami. Foi a primeira vez em décadas que Israel sofreu um ataque direto desse porte vindouro do Irã, com explosões ouvidas em Tel Aviv e em Jerusalém .


Segundo o ministério da Defesa, mais de 150 mísseis balísticos e 100 drones foram lançados em direção a Israel, a maioria foi interceptada com sucesso pelo sistema Domo de Ferro, embora algumas granadas tenham atingido o território civil, causando 5–7 feridos.


Embora tenha sofrido um golpe inicial, o Domo de Ferro e sistemas como Iron Beam conseguiram interceptar a maioria dos mísseis . Os cidadãos receberam orientações claras: permanência em bunkers e abrigos antiaéreos até que seja dada nova ordem. O alerta permanece ativado.


O primeiro‑ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel continuará a atacar alvos iranianos “pelo tempo que for necessário” para impedir que o Irã jamais alcance capacidades nucleares, enquanto o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu uma resposta “amarga e dolorosa”.


Consequências regionais e internacionais

  • Os EUA reforçaram sua presença naval na região e alertaram sobre um possível conflito militar em larga escala.

  • A ONU convocou uma reunião emergencial do Conselho de Segurança para tratar da escalada.

  • Cotações globais de petróleo subiram devido ao risco de instabilidade no Oriente Médio.


O que observar de agora em diante?

  • Possíveis novos disparos iranianos, uma vez que Netanyahu previu “várias ondas” de ataques.

  • Respostas adicionais de Israel, com possíveis novas incursões dentro do Irã.

  • Um impacto imediato no transporte aéreo: rotas foram redirecionadas e aeroportos estão em alerta máximo .


Essa crise ocorre no rastro da Operação Carros de Gideão, ofensiva israelense em Gaza visando derrotar o Hamas, e da Flotilha da Liberdade e os ataques dos Houthis no início de maio, eventos que já tinham tensionado o cenário regional.


Oração e Apoio a Sião

Em tempos tão perigosos, Israel precisa mais do que jamais do apoio de cristãos do mundo todo. Oremos pela proteção dos civis e militares, pela sabedoria dos líderes e pela paz na região.


Como amigos de Sião, sua oração e apoio fortalecem Israel em momentos críticos e a ICEJ Brasil segue firme no propósito de proteger a vida e trazer segurança para o povo de Deus em Sião.

Comments


png_20230504_111655_0000_edited.png

Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém

Av. Coronel Teixeira, n⁰ 501

CEP: 69036-275 | +55 (92) 9159-0282

VISITE NOSSA REDE SOCIAL

  • Instagram
Captura de tela 2023-05-08 162647.png

© 2016 ICEJ - EMBAIXADA CRISTÃ INTERNACIONAL DE JERUSALÉM

bottom of page